Curso Realidade Brasileira - Juiz de Fora

Trabalho de Conclusão de Curso

Companheiras (os) do CRB,

 Ao nos propormos a trabalhar pela realização do Curso de Realidade Brasileira, nosso grande objetivo é contribuir para a transformação de nossa realidade. Acreditamos que, num mundo capitalista e patriarcal, não é possível a felicidade da classe trabalhadora.

Nós, trabalhadora (e)s, somos cotidianamente explorada(o)s até nossas últimas forças, para continuar enriquecendo a classe  burguesa que se apropriou dos meios de produção, fazendo com que nos reste apenas nossa força de trabalho para mantermos nossa sobrevivência.

Cabe a nós, oprimida (o)s nesta relação capitalista em que hoje vivemos em todas as faces do planeta terra, mudar os rumos da história, do nosso país e de todo mundo. Apesar de nossos inimigos serem fortes demais....... somos muitos e nenhum obstáculo pode nos impedir.

Por isso companheira (o)s, cabe a nós, esquerda revolucionária, nos unirmos nesta luta e assumirmos as rédias da história, temos que construír instrumentos eficazes o bastante para derrotarmos nossos inimigos.

Sabemos que nossas chances de vitória serão cada vez maiores se soubermos onde pisamos, “a final quem erra na análise, erra na ação”. Dessa forma é fundamental conhecermos nossa realidade, as bases que constituíram nossa sociedade tal qual ela se encontra hoje.

Temos, na nossa história, algun(uma)s autore(a)s que contribuíram muito para o nosso entendimento da realidade brasileira, autora (e)s que pensaram o Brasil a partir do Brasil, evitando as leituras mecanicistas que uma grande parcela da esquerda fez durante um grande período. Selecionamos algun(uma)s dele(a)s e trouxemos para o curso.

Entretanto, cabe também a nós desvendarmos esta realidade. Realidade passada e presente. Neste contexto é que propomos que cada cursista aprofunde um pouco mais seu conhecimento. Queremos que cada um(a) faça o exercício de reflexão sobre o que vem te inquietando. Olhe para a conjuntura do mundo, do país, do Estado, da cidade, do seu local de atuação, da sua organização, do seu cotidiano e escolha um tema que você teria prazer em se debruçar sobre ele. Um tema que você, ao se aprofundar nele, estaria contribuindo para mudar a realdiade do seu local de atuação, e/ou para fortalecer a esquerda revolucionária.

O tema que você escolher será o seu tema do trabalho de conclusão do Curso Realidade Brasileira.  

Esperamos que o desenvolvimento deste trabalho seja alimentado pelo conhecimento adquirido no CRB e pelas sínteses que elabora a cada módulo do curso, além de toda bagagem que cada militante já possui. Dessa forma, o trabalho de conclusão é um processo de formação.

A nossa proposta é que seja um trabalho realizado preferencialmente em grupo (considerando que a proposta do curso, é a construção do conhecimento de forma coletiva) de 2 a 4 pessoas. No caso dos trabalhos em grupo, é importante a abordagem de um mesmo tema e a construção de uma dinâmica pelo grupo que possibilite a realização de um trabalho, verdadeiramente, coletivo.

 O caminho que propomos para desenvolvimento do trabalho é o seguinte: 

1)    Escolha de uma temática por cada cursista/grupo

2)    Entrega da proposta de temática para a Comissão Político-Pedagógica no 4° módulo (18 e 19 de junho)

3)    No 5° ou 6° módulos haverá um momento para trabalhos nos Grupos de Apoio, coletivos formados pelos(as) cursistas que escolherem o mesmo eixo temático (ex. questão agrária). Será um espaço de socialização das propostas, trocas de idéias, de materiais, de bibliografias, etc.

4)    O próximo passo é o envio do pré-projeto para a CPP. Isto deve acontecer até o 7° módulo (setembro de 2011). No pré-projeto, o cursista/grupo dirá basicamente: a) o que o projeto vai tratar b) por que ele será feito c) como ele será feito (máximo de 3 folhas). O pré-projeto não deve ser nada complicado; é apenas uma sistematização e apresentação, por escrito, da proposta de trabalho a ser realizado (tema, metodologia, etc.). Vale destacar que não é nossa expectativa que todos os grupos façam trabalhos formais (acadêmicos), essa é só uma forma das várias de se realizar um trabalho. O grupo pode ficar à vontade para desenvolver o trabalho da forma que achar melhor para seu tema. Teatro, vídeo, estudo de caso, artigo, cartilha, exposição, etc; cabe ao grupo identificar o que será mais adequado à sua proposta de trabalho.

5)    A (o) cursista/grupo tem a liberdade de escolher uma pessoas de referência para acompanhamento de seu trabalho. Esta pessoas pode ser de sua organização, da sua localidade, uma pessoas conhecida que trabalhe com o tema, enfim, cabe ao cursista/grupo identificar e acordar o acompanhamento com esta pessoas de referência para cada Grupo de Apoio.

6)    Os passos seguintes são necessários para a produção do trabalho. Independentemente da forma adotada pelo cursista/grupo (teatro, vídeo, musica, etc.), é necessário que todos os trabalhos possuam uma sistematização escrita (o pré-projeto) contendo os dados principais.

7)    Uma vez concluído, o trabalho será apresentado para toda a turma nos últimos módulos do curso.

 

Força na luta, Companheirada !!!  Pátria Livre!!! Venceremos !!!

 

“ O estudo é uma obrigação revolucionária ......

isto é, a revolução pode ser feita se a realidade histórica for interpretada corretamente”

 

Comissão Política-Pedagógica

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode